Como definir uma persona.
Primeiramente precisamos entender a diferença entre persona e público alvo.
O público alvo são pessoas com características em comum , ou seja é uma representação bem ampla dos clientes, ex: Mulher entre 18 a 25 anos, solteira, com salário na faixa dos R$ 3.000,00.
A persona é a representação do seu cliente ideal, isso acaba tornando a experiência muito mais intima. Ter uma persona te ajudará a conversar mais facilmente com seu público alvo. Isso também acaba humanizando o seu negócio na visão do seu cliente, que irão ver sua marca ou empresa como um local confiável e que vai muito além de simplesmente vender um produto ou serviço.
Ex. de Persona : Luiza é uma estudante de direito, tem 20 anos, mora na zona sul, gosta de tocar violão e passar horas com as amigas em uma pizzaria.
Com suas personas definidas, isso irá ajudar e muito na hora de realizar suas ações de marketing. Para encontrar essa persona é necessário que a marca faça algumas perguntas por ex:
- Quem é você? (Características físicas e emocionais)
- Qual seu principal objetivo? (Descobrir o que o cliente busca)
- Entender o que impede o cliente de alcança-lo, e como sua empresa pode solucionar esse problema.
Existe também outro tipo de persona, essa que busca a fidelização do cliente, nesse caso o objetivo é buscar um laço com ele. Nesse ponto é importante pensar bem no branding ou seja, no posicionamento da sua marca, tudo isso para saber qual a melhor abordagem que irá manter quem já é cliente e atrair os futuros e possíveis novos clientes.
Após definir as personas a empresa está pronta para iniciar uma estratégia de marketing precisa.
O mais importante é sempre se questionar como sua marca pretende e pode ajudar essa pessoa a resolver seu problema e alcançar seus objetivos.
Após seguir todos os passos, isso ajudará a marca a criar um vinculo com seu público e te ajudará a criar uma estratégia de relacionamento baseada nas compras dessas personas.